sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Expectativas e desgostos

Quando se diz a uma criança que se calhar irá receber alguma coisa ou que lhe irá acontecer algo de bom ela cria uma grande expectativa, quando dizem à criança que afinal não vai acontecer aquilo que podia acontecer ela sofre um tremendo desgosto.
O mesmo acontece na juventude, apenas saindo isenta deste fenómeno a classe adulta, nomeadamente as pessoas maduras. Os jovens podendo ás vezes parecer que não, criam expectativas em momentos tais como quando os pais lhes dizem que se calhar vão de férias algum lugar, ou que provavelmente podem almoçar com os amigos. Depois quando o pais mais tarde, lhes dizem que afinal não vão de férias ou que foram convidados para um jantar de família e não podem ir com os amigos jantar, o jovem sente um grande desgosto embora não o exteriorize de um modo tão explícito como as crianças o fazem.
Muitas vezes o melhor é fazerem-se surpresas quando os factos já estão consumados pois é uma boa maneira de evitar a expectativa e possivelmente, o consequente desgosto.
Isto foi algo que já experimentei e que por experiência aprendi a saber lidar com a expectativa para evitar a todo o custo desgostos que me podem afecta tanto emocional como mentalmente.

Sem comentários: